domingo, 10 de novembro de 2013

Luz do Conhecimento - Cartilha IBDD dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Pessoas com ou sem deficiência, qualquer pessoa, só podem sair da escuridão através da informação, do conhecimento de seus direitos e deveres, desta forma se consegue a plenitude da cidadania.
Logo que fiquei deficiente, comecei a ter problemas dentro do hospital, eu não andava, inerte na cama, o hospital não permitia acompanhantes, ter acompanhantes é direito assegurado em lei, com exceção do paciente estar em UTI ou ordem restrita do médico. Eu desconhecia a lei, nesse hospital tinha um armário embutido bem largo, pedi para minha mãe entrar e se esconder, eu dizia, cuidado, se você se prender, não tenho como eu levantar para te soltar... e como riamos e hoje também dou muitas risadas.
Mas sobre o conhecimento de direitos da pessoa com deficiência, meu primeiro contato foi a cartilha elaborada pelo IBDD - Instituto Brasileiro de Direitos da Pessoa com Deficiência, compacta e concisa, há leis e interesses do deficiente, você encontra desde isenção de IPTU ou como proceder no caso de uma agressão, é uma grande ferramenta para o conhecimento dos direitos da pessoa com deficiência.
Acessem a cartilha.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário