segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Instituto de Reabilitação Oscar Clark.





Queridos amigos, depois do problema de saúde que tive, eu vejo o mundo e as pessoas por um outro prisma, na verdade também me vejo como outra pessoa.
Hoje tenho a ideia de levar o máximo de informação a outros deficientes físicos, e o farei com afinco, um trabalho vonluntário, que estou recebendo em forma de benção com minha recuperação, e felicidade imensurável.
Estou vivendo uma época de explosão de ideias, essa imagem abstrata, é uma das imagens que irei expor no dia 22, renovarei toda a Galeria...
Voltando ao tema,  reabilitação, estou postando  agora mais uma entidade que trabalha pelo deficiente, o Instituto de Reabilitação Oscar Clark, na cidade do Rio de Janeiro.
O Instituto Municipal de Medicina Física e Reabilitação Oscar Clark (IOC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Rio, está completando 76 anos de fundação. A unidade, localizada na Rua General Canabarro 345, no Maracanã, é referência em medicina de reabilitação na Cidade, e oferece atendimento ambulatorial a pessoas portadoras de deficiência (permanente ou temporária), física ou sensorial. Os pacientes são atendidos por equipes multidisciplinares de várias especialidades, como fisiatras, fisioterapeutas, neurologistas, fonoaudiólogos e musicoterapeutas.
Fundada como obra social filantrópica por Oscar Castello Branco Clark, em maio de 1930, a unidade recebeu, inicialmente, o nome de Clínica Escolar Oscar Clark, permanecendo nessa condição até 1940. Em seguida, foi transformada em Posto Médico Pedagógico Oscar Clark, vinculada ao Departamento de Saúde Escolar da Secretaria Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do Distrito Federal. Nesta época, a unidade contava com serviços de assistência à saúde dos estudantes nas áreas de pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia e enfermaria para acompanhamento de crianças operadas. Somente em 1962 a unidade foi transformada em Centro de Reabilitação do Deficiente Físico, recebendo o nome de Instituto Oscar Clark.
Atualmente, o instituto atende a pacientes encaminhados pelas redes pública e privada de saúde, com prioridade para os casos mais graves, amputados e ostomizados. Todas as ações visam promover, através de recursos terapêuticos, possibilidade de locomoção, comunicação, autonomia e independência, contribuindo para a inserção social das pessoas portadoras de deficiência.
Atualmente o instituto programa de atenção ao ostomizado e amputado, reabilitação cardíaca, ortopedia funcional de maxilares, para crianças em fase de dentição mista, portadoras de maloclusão - reabilitação de lesões neurológicas (adulto e infantil), reumatológicas, ortopédicas, serviço de fisioterapia respiratória, ortopedia infantil, entre outros.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone 2569-1419
Grande abraço a todos.

2 comentários:

  1. Meu nome e Ana Lucia obrigado pela ajuda obtidas vocês foram maravilhosos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!
    Fico feliz que tenha tido a ajuda que necessitava.

    ResponderExcluir